BREVE CARACTERIZAÇÃO
A Casa do Povo de Alagoa é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) cujas respostas sociais incidem no apoio à terceira idade através do Lar de Idosos, do Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário.
Tem um quadro de pessoal composto por 25 colaboradoras, distribuídas pelos seguintes cargos/funções: Directora Técnica/Assistente Social, Animadora Sociocultural, Encarregada-geral, Cozinheira, Ajudante de Cozinha, Lavadeira, Auxiliar de Serviços Gerais e Ajudante de Acção Directa.
No total, a Casa do Povo de Alagoa tem 65 utentes distribuídos por 3 respostas sociais: Lar de Idosos (30 utentes), Centro de Dia (20 utentes) e Serviço de Apoio Domiciliário (15 utentes).
Maioritariamente, os utentes têm mais de 65 anos, são reformados/pensionistas, são viúvos, com fracos recursos económicos, apresentam um grau elevado de iliteracia, evidenciam situações de isolamento social e familiar, com carência ao nível da satisfação de necessidades básicas e necessitam de apoio na realização de actividades da vida diária. Apenas uma pequena percentagem de utentes (aproximadamente 10%) são autónomos na realização de actividades da vida diária, sendo os restantes dependentes de 1º ou 2º grau.
A média de idades da resposta social Lar de Idosos é 85,1 anos.
A média de idades da resposta social Centro de Dia é 83,6 anos.
A média de idades da resposta social Serviço de Apoio Domiciliário é 82,4 anos.
Apesar de a Casa do Povo de Alagoa já existir desde 1942 tem, apenas desde Novembro de 2008, a resposta social Lar de Idosos e tem vindo a concertar todos os esforços para conseguir prestar um serviço de qualidade, apostando em candidaturas para projectos com apoio comunitário, na formação contínua dos colaboradores, na aquisição de equipamento geriátrico/hospitalar de forma a melhorar a qualidade de vida dos utentes, tendo como meta (a curto/médio prazo) avançar para a implementação do processo de certificação da qualidade ao nível das respostas sociais.